Diferenciar Machos e Femêas !!

Se olhar para esta fota aqui do lado esquerdo , qual dos dois peixes é macho ? A outra será a femea ...? Muitas vezes a intuição e o facto de já ter visto muitos peixes acasalados , leva-nos a um palpite correcto. O Discu grande aqui do lado ...é o macho??! Correcto !! A outra a femea... foi dos meus melhores casais a criar conseguindo inclusive F2 . Lembro-me de alguns amigos que ainda tem esta linhagem de peixes em suas casas , passado mais de 8 anos .
Existem sim muitos palpites , teorias de como se consegue diferenciar os machos das femeas. Em algumas imagens vou tentar explicar as minhas "teorias" porque certezas , certezas apenas tenho que o meu amigo esta a ler este texto !
Leia as legendas e se não perceber á primeira , leia de novo e olhe bem na foto ... Certezas só tenho que são casal é quando não comem os ovos , os ovos comecao a ficar negros e nascem os alevins ...ai sim é Casal !! Ao agarrar no peixe por baixo poderá ver a sexualidade do peixe . Macho aperece um pequeno espigão com uma pequena curva , enquanto a femea tem um pequeno tubo. Esta é uma das teorias mais ouvidas pelos asiaticos que eu já testemunhei no passado.
Os machos geralmente são peixes de maior porte . Raramente se vê uma femea com mais de 20 cms. Uma outra teoria que defendo é o facto dos machos terem na barbatana de trás com fio que muitas vezes se prolonga . O que só acontece quando o peixe está á mto tempo no mesmo aquario sem nunca ter acontecido um choque de Ph . Assim no caso das femeas a barbatana de cima continua redonda e a dos machos prolonga-se . Neste caso temos um macho na foto . Atenção porque esta teoria já saiu furada ! Uma femea blue diamond tinha o tal fio bastante prolongado e sempre pensei ser um macho . Um dia ao lado de outra femea encontrei as duas a fazerem uma postura ...gigantesca !! Um dos mais velhos machos Blue Diamond , esta fotografia tem decadas essa é a realidade . Neste caso defendo que os machos tem sempre uma testa mais saida do que as femeas. Alias um factor comum nos ciclideos africanos. Nunca nos podemos esquecer que os Discus tambem sao Ciclideos . A femea com uma testa redonda o macho mais " cabecudo "...testa !

Discus Selvagens exportados por Vitor Hugo Quaresma 2006/2007 no Brasil

Loading...

  • http://www.hi5.com/friend/video/displayUserChannel.do?ownerId=14929355
  • http://www.flickr.com/photos/vitorhugoquaresma/show/
  • http://www.youtube.com/results?search_query=vitorhugoquaresma&search=Search