domingo, 8 de abril de 2007

Como tudo comecou 20 anos atrás...

Estávamos em 1987 e a loucura pelos animais sempre correu nas veias do meu sangue . O prazer de cuidar e manter animais começou muito cedo , primeiro com cães , depois com pássaros , piriquitos e canários. Desta forma e porque através do pássaros tive um problema pulomonar , tive de acabar com toda a criação que tinha de canários Gloster, frisados parisienses , etc Meus pais decidirão então comprar um aquário para aliviar a minha tristeza.Lembro-me de um grande amigo meu João Afonso ter sido aquele que mais ajudou no inicio desta aventura , a aquariofilia . Ele criava corydoras , guppys , espadas , molinesias , escalares , etc e deu a ajuda necessária para um bom...começo! Qual os peixes , que tipo de água , temperatura , localização do aquário, filtragem , alimentação , etc ! Este principio é fundamental para qualquer um que se inicia . Um bom começo é o principio do sucesso nos Discus ! Entre as varias lojas que visitei , fui observando a falta de conhecimento dos lojistas perante as minhas inúmeras perguntas , naturais de um principiante . Na altura eram poucas as lojas e pouca a variedade de peixes . Depois de encontrar a loja que apresentava maior higiene e maior numero de aquários e peixes , ganhei confiança no vendedor . Uma das historias que recordo na decisão de peixes a comprar , foi no meio de dezenas de peixes ter descoberto aqueles que mais me agradavam...os Discus (talvez pelas suas cores , pela sua curiosidade ao aproximar-me do aquario, um sinal de saude destes peixes) ! e ao mesmo tempo ter um individuo que segundo o vendedor da loja era veterinário por de tras de mim e escutando as minhas perguntas , meteu conversa. Segundo ele os Discus não seriam os peixes mais indicados para um principiante . E segundo ele que era veterinário a sua experiência com Discus foi desastrosa , por inúmeras vezes tentou e não conseguia mante-los vivos . Alem de serem peixes caros , sobreviverem era muito complicado... ! Talvez tivesse sido esse o desafio ...e quando sai da loja lembro-me de fazer a viagem até minha casa a pensar que seria os Discus os peixes a colocar no meu primeiro aquário de metro e vinte . Desde então o vicio por estes peixes cresceu . As primeiras criações apareceram com enorme sucesso , o numero de peixes foi aumentando , levando pessoas de varias partes de Portugal a visitarem-me .Lembro-me que quando apareceu a internet a participação em newsgroups , foruns internacionais , etc . Comecei por criar peixes vermelhos e castanhos , mas depois de varios anos como criar penso ter criado todas as cores existentes . Os ultimos foram os White Diamond peixes totalmente brancos , mas a grande aposta é criar os peixes selvagens e cruzar peixes de diferentes rios da Amazonia . Assim de varios anos a criar Discus do hobbie nasceu a actividade profissional como importador e logista . A primeira loja nasceu em Cascais HugoDiscus & Companhia , dando mais tarde lugar a uma segunda loja Discus World . Desde essa época foram milhares os emails recebidos para tirar duvidas sobre os Discus , palestras em clubes de aquariofilia e exposições , participações em Campeonatos Mundiais , viagens pelo mundo Tailandia , Malasia , Singapura , Alemanha , França, Eua , etc sempre atras de criadores de renome internacional , visitando as suas instalacoes e procurando o conhecimento .Depois de criador , importador e logista , chegou a altura de realizar o sonho de sempre. Trabalhar no Brasil visitando frequentemente a Amazonia e selecionando os melhores peixes selvagens . Um trabalho de investigação feito em redor dos peixes nativos dos varios rios Amazonicos . sua coloração das diferentes águas , dos diferentes rios , etc .Algo imaginavel no primeiro dia que adquiri o meu primeiro Discu !! Muitas historias irei revelar neste blog depois de 20 anos a manter Discus , os Reis do Aquario !! Mas a pergunta que poderão de imediato colocar é ...o que são os Discus afinal? Bom...Peixes de formato redondo (por isso se chamam Discus ) são oriundos da Amazonia , de águas escuras e acidas .Cientificamente conhecidos por Symphysodon aequifasciatus encontram-se espalhados pelo rio Amazonas Peru, Colômbia e essencialmente Brasil. Chegam a atingir cerca de 24 cm , são peixes ovíparos , onde a fêmea coloca os ovos e o macho fertiliza , nascendo 48 h depois alevins com cerca de 1mm de comprimento . Hoje em dia existem inúmeras cores de discus , tendo todas elas partido dos peixes selvagens de cor castanha . No Amazonas existem muitos rios fluentes aonde cada peixe selvagem tem as duas características como mais á frente irei falar, depois do contacto directo em algumas visitas ao coração do Mundo , atrás destes maravilhosos peixes. Depois de varias mutações ao longo de quase 100 anos , varias cores apareceram através de muitos cruzamentos. Hoje encontramos peixes azuis , vermelhos , amarelos , brancos , castanhos como os originais etc , Pela minha experiência em aquários os discus chegam a viver 14 anos o tempo máximo que um peixe nascido nas minhas instala coes permaneceu vivo , neste caso um macho castanho de Santarem. Peixe que incrível que pareça fez algumas viagens para estar presente em exposicoes de aquarioiflia , nacionais e internacionais. Os discus são peixes extremanente sociaveis . Quero dizer com isto que quando estão adaptados ao aquário vem comer nas nossas mãos , chegando inclusive a deixarem-se tocar. Com outros peixes a sua sociabilidade também existe , mas sendo peixes bastante curiosos , muitas vezes tentam apanhar peixes mais pequenos , como os cardinais . De uma forma geral convivem com todo o tipo de peixes amazónicos

Sem comentários: