domingo, 26 de maio de 2019

Royal, Semi Royal our simplesmente vermelho ... a difícil seleção !

Ao contrario que muitos pensam a seleção de Wild Discus , não é uma fácil tarefa . 


Poucos no Mundo podem entender as minhas palavras pois poucos no Mundo fazem este trabalho de seleção de Wild Discus na Amazonia . 
A grande maioria dos exportadores , ficam á espera que os Wild Discus cheguem ás suas instalações , ás suas empresa , outros não sabem diferenciar um bom ou mau , pois não tem conhecimento para o fazer . 
Mais do que isso a vida no meio da selva Amazónica tem de tudo menos de fácil. As condições da selva são tudo menos cômodas . 



Geralmente os Wild Discus quando são colectados ficam pretos . Não se consegue identificar a sua cor . Apenas com a experiência de ver os wild discus no momento em que são colectados e selecionados e semanas depois na empresa se consegue entender quais as suas cores. No inicio cometi erros ao pensar que o Discus seria vermelho , castanho , azul , etc e depois veio a revelar-se exactamente o contrario . 


O seu estado de stress é grande e por isso a sua cor preta . Com o passar dos anos consegui entender quais as suas cores pálidas iniciais para entender o potencial do Wild Discu meses depois . Geralmente as cores como o vermelho percebem-se no inicio com um tom "bordeaux" .As barras de stress são outro dos problemas reconhece-las no inicio . Muitas vezes pequenas imperfeições nas barras passam despercebidas . Barras tortas ou pequenas barras que nascem não são visíveis quando o Wild Discu é selecionado na origem .


Tal como os olhos e a sua cor . Enquanto a dimensão dos olhos é fácil de observar já a cor quase sempre é impossível . 


As linhas horizontais do seu padrão é outra situação totalmente impossível de se observar . Aliás muitas vezes os Wild Discus ao longo dos meses apresentam marcas impossíveis no inicio de detectar . Quando Semi Royais ja exportamos que depois em casa dos clientes mostram a sua continuidade dando origem a Royais . 
Na selva é praticamente impossível salvo raras excessões em que encontramos os Wild Discus menos stressados aonde se percebe já o padrão e o potencial do Discu. 


Muitas vezes quando saem do seu meio ambiente os Discus parecem ter formas duvidosas ou seja menos redondas . Por incrível que pareça á medida que vão estando na empresa em quarentena e a engordar os Discus ficam ligeiramente mais redondos . Ou seja quando saem do seu habitat ainda magros as suas forma parecem menos redondas do que de facto vão ficar depois do processo de desparasitação e engorda .



                                



Vitor Hugo Quaresma